Marketing turístico à mexicana: em resposta às catastróficas consequências da chamada gripe suina sobre o movimento de turistas na capital mexicana, a Cidade do México está oferecendo oferece aos visitantes nacionais e estrangeiros, um seguro de assistência médica gratuita que cobre uma ampla gama de serviços.
Estes serviços incluem a ajuda médica em caso de acidente ou doença, incluindo obviamente o vírus AH1N1, mas igualmente no caso de emergência odontológica, perdas ou robô de bagagem, de objetos,… Nos casos de emergências maiores, o serviço inclui o repatriamento do visitante a seu país de origem, assim como outros serviços colaterais em matéria de informação turística.
Ao que consta é a primeira vez na história de um destino turístico que se oferece um seguro de assistência de saúde, uma ação interessante e inteligente do governo da capial mexicana, que contratou o seguro com a seguradora espanhola Mapfre. Resta ver se a iniciativa vai surtir o efeito desejado. Transformada em pandemia, a nova gripe pode atingir qualquer um praticamente em qualquer país do mundo, inclusive no próprio Brasil, quer a pessoa esteja viajando ou não. Se isso for levado em conta pelos viajantes, o seguro de assistência de saúde pode ser um ponto positivo.