De acordo com dados divulgados pelo Escritório de Turismo de St. Maarten, a ilha caribenha fechou o ano fiscal de 2010 com um volume surpreendente de turistas provenientes de cruzeiros: 1,5 milhão. Esse número significa aumento percentual de 24,5% em relação ao ano de 2009, graças à expansão portuária e ao crescimento do setor em 10%. O impacto positivo também afetou a indústria de hospitalidade, cuja ocupação subiu 7% nos hotéis e 14% no sistema de timeshare.

De acordo com Regina LaBega, diretora de turismo do St. Maarten Tourist Bureau, “os números nos deixam muito otimistas e orgulhosos de St. Maarten como um todo. Esperamos que seja resultado da recuperação econômica após a recessão e aguardamos mais impactos positivos para o crescimento da ilha”.

St. Maarten é a menor ilha do mundo dividida em duas nações, sendo parte holandesa e parte francesa (St. Martin). O turismo desempenha um papel majoritário na economia do destino, que hoje conta com um dos mais modernos sistemas portuários do mundo.

Após a inauguração das novas instalações do porto, permitindo a atracação simultânea de diversos navios, e do novo terminal de passageiros, em novembro de 2009, a ilha passou a receber alguns dos maiores navios de cruzeiro em atividade. O resultado foi a diversificação de visitantes, cuja maioria era de norte-americanos e hoje em dia é representada por diversos países da América do Sul e Europa.

Além disso, com a criação de novas rotas aéreas, a ilha também passou a ficar mais em evidência. Com suas 37 praias, 14 cassinos, paisagens exuberantes e um centro de compras de luxo duty free em Philipsburg, a “Capital Gastronomômica do Caribe” (por conta de seus 365 restaurantes) é um importante eixo de conexão. O destino interliga ilhas vizinhas como Saba, St. Barths e Anguila, e o Caribe à América do Sul, EUA, Canadá e Europa por meio do Aeroporto Internacional Princess Juliana.