Aviação

Sabe quem você vai encontrar no aeroporto? Alberto Santos Dumont

Santos DumontSe você ainda não está familiarizado(a) com o ilustre cavalheiro da foto, é bom começar a se acostumar. Se depender de um projeto de lei que tramita em caráter conclusivo na Câmara Federal, todos os aeroportos nacionais serão obrigados a exibir imagens de Alberto Santos Dumont (1873-1932), o Pai da Aviação.

O Projeto de Lei 5437/09, do deputado Fernando Chiarelli (PDT-SP), pretende homenagear o brasileiro que projetou, ajudou a construir e pilotou o 14-Bis, primeiro objeto mais  pesado que o ar a conseguir decolar e voar por seus próprios meio. Depois de diversos testes, o 14-Bis decolou e pousou no campo de Bagatelle, em Paris , o dia 23 de outubro de 1906, num evento fartamente documentado, testemunhado por centenas de pessoas.

Justificativa

O autor do projeto explica  que “Santos Dumont foi um dos pioneiros nas ciências aeronáuticas e seus inventos o tornaram um personagem mítico na história da aviação. Sua contribuição foi muito além do fato de ter colocado no ar um avião e suas criações fazem parte do cotidiano aeronáutico até hoje”, lembrando que o Pai da Aviação foi também o primeiro a instalar trem de pouso em uma aeronave e a incorporar o uso de materiais pouco conhecidos à época, como o alumínio na fabricação de hélices e outros componentes, entre outros avanços.

Evidentemente, quem viaja a negócios tem muito a agradecer a Santos Dumont, também inventor dos relógios de pulso, embora suas criações tenham sido muito deturpadas e mal utilizadas desde então… Nada contra homenagear esse ilustre brasileiro. Só resta saber se a bancada dos sem chapéu, a dos fãs dos irmãos Wright, a dos sem bigode ou a dos que não gostam de aviões (mas não recusam as verbas para compra das passagens) não irão propor outra lei para tirar a sua imagem legando que sua exibição ofende quem só gosta de viajar de carro, quem não usa bigode, quem não gosta de chapéus ou sabe-se lá o que.

Pin It on Pinterest

Share This