Vista aérea do aeroporto de Guarulhos

 

Uma informação importante para os passageiros que utilizam o aeroporto Internacional de Guarulhos ( GRU Airport), em São Paulo: a partir de 2 de dezembro, os terminais do aeroporto ganham nova numeração.

A medida, que consiste basicamente em numerar os terminais em ordem crescente conforme a perspectiva de quem chega ao aeroporto, visa a facilitar a orientação dos passageiros no aeroporto.

Com a nova numeração, o Terminal 4 passa a ser chamado de 1 e os Terminais 1 e 2 serão unificados e passam a ser chamados de Terminal 2. Apenas o Terminal 3 manterá sua numeração.

As mudanças atingem também os portões de embarque e check-ins. Os portões do Terminal 1 passam a ser numerados a partir de 100, os do Terminal 2, a partir de 200, e os do Terminal 3, de 300. A mesma numeração vale para as esteiras de restituição de bagagens dos seus respectivos terminais.

Já a identificação dos check-ins por terminal ficará desta forma: check-in “A” no Terminal 1, check-ins “B”, “C”, “D” e “E” no Terminal 2 e check-ins “F”, “G” e “H” no Terminal 3.

Em função da nova numeração dos terminais, será feita a adequação de toda a sinalização do complexo aeroportuário, incluindo as placas da rodovia de acesso ao aeroporto.

O projeto de renumeração dos terminais foi feito com base em ouvidorias, sugestões de companhias aéreas, rondas e análise do fluxo de passageiros. O objetivo é facilitar os processos de embarque e desembarque em todos os terminais.

Modernização e mudanças

Vista interna do aeroporto internacional de Guarulhos

Na mesma data será implantada a principal mudança no projeto de modernização dos atuais Terminais 1 e 2, que passarão a ter embarque doméstico e setor de raio-X centralizados.

A ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o portão do seu voo. Com isso, será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por uma entrada única, e não mais quatro.

O projeto de modernização inclui ainda a ampliação de setores-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque. Ao todo, serão acrescidos 23 mil m2 de área operacional.

Com o objetivo de oferecer mais opções de alimentação e lojas aos passageiros, a área de varejo também será expandida em 4,6 mil m2. Na primeira fase das obras, o número de lojas vai saltar das 24 atuais para 32. O projeto prevê a construção da Avenida GRU na área restrita, um espaço destinado apenas para lojas, restaurantes, bares, com cadeiras e mesas com vista para o pátio de aeronaves.