Destinos Entidades Hospedagem

ABAV/SP faz campanha de estímulo à Room Tax

moedas sepia

Consciente da importância do Room Tax para o turismo e num louvável exemplo de cooperação de entidades da indústria turística, a ABAV/SP decidiu lançar uma campanha de estímulo à arrecadação. A idéia é disseminar entre associados e cadeia produtiva que o recurso proveniente das taxas, depois de repassado aos bureaux das cidades em que a taxa é cobrada, como o São Paulo Convention & Visitors Bureau, é investido em melhorias para o setor.

Pensando nisso, a ABAV/SP aproveita encontros e treinamentos com agentes de viagens associados para ressaltar a importância da taxa. O presidente da ABAV/SP, Edmar Bull explica que “sempre usamos essas reuniões para reforçar que o agente tem papel fundamental no sucesso da arrecadação. Recentemente colocamos cartazes em salas de treinamento parabenizando esses profissionais pela sua participação nas cobranças. O valor do Room Tax é pequeno, mas se cada um dos mais de 10 milhões de turistas que visitam a capital todos os anos contribuir, o SPCVB terá mais subsídios para investir na cidade, assegurando benefícios diretos e indiretos para o turismo”.

Room Tax é uma taxa de turismo facultativa, somada à diária dos hotéis a cada dia de permanência dos hóspedes e revertida para o Convention & Visitors Bureau, que, no caso de São Paulo, viabiliza os melhores e mais eficazes programas de fomento ao setor.

Com estes recursos a entidade atua em cinco eixos de ação:

  • captação – viabiliza a produção de material de apoio e visitas para captação de mais eventos para a cidade, aumentando a ocupação hoteleira;
  • capacitação – oferta de programas de capacitação para profissionais de atendimento, principalmente dos hotéis;
  • comunicação – elaboração de material promocional, mapas, dicas, descontos e divulgação da campanha São Paulo é Tudo de Bom;
  • controle – levantamento de informações e dados da cidade para análise e oportunidades de negócios aos associados;
  • cooperação – sem contar a atuação conjunta com entidades de classe em prol do fortalecimento do setor.

Todas as manifestações encaminhadas por e-mail para secretaria@abavsp.com.br em apoio à campanha, serão divulgadas em novas peças de comunicação previstas para veiculação nos próximos meses.

Seria ótimo se a ABAV Nacional e as outras ABAVs regionais seguissem o exemplo da ABAV/SP, educando e estimulando seus associados para que a Room Tax não só seja adotada pelo maior número possível de destinos turísticos como também para que as agencias possam educar seus clientes sobre a importância dessa taxa. É importante que seja deixado bem claro: Room Tax não é mais um imposto, é taxa e facultativa.

E o que é que eu tenho com isso?

Agora você pode perguntar: o que é que isso tem a ver com viagens de negócio? A resposta é: tudo! Viagens corporativas também são turismo. É o chamado turismo corporativo. E quando um Convention Bureau consegue atrair mais visitantes para determinado destino, está fazendo com que toda a infraestrutura de turismo daquele destino tenha razão para investir em melhorias. De hotéis a restaurantes, locadoras e empresas de taxi, de aeroportos a rodovias, de prestadores de serviço às autoridades responsáveis por sinalização, policiamento, estacionamento, etc.

Pin It on Pinterest

Share This