Aviação

TAM perde a eleição de melhor entretenimento de bordo das Américas, mas promete para breve celular a bordo

Usando o celular a bordo

Usando o celular a bordo

Apesar de ter sido uma das cinco empresas aéreas das Américas indicadas para receber o prêmio Avion Award de entretenimento de bordo como melhor empresa da região na área e perdido para a Virgin Americas, a TAM deve continuar investindo em entretenimento de bordo.

Em breve a empresa deve começar a oferecer em breve serviço de telefonia móvel (celular) a bordo dos seus Airbus A320, o que a tornará a primeira companhia aérea das Américas a oferecer esse tipo de serviço. O início das operações está previsto para o final deste ano ou início de 2010.

Por enquanto, a instalação dos equipamentos para transmissão de dados nas aeronaves aguarda certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em processo que está sa cargo da Airbus. As duas próximas aeronaves a serem entregues pela fábrica à TAM já virão adaptadas para receber o equipamento de telefonia móvel a bordo.

Serviços

O serviço irá permitir que os passageiros da TAM usem seus telefones celulares, BlackBerryes e similares para fazerem e receberem ligações, mandarem “torpedos” SMS e acessarem serviços de e-mail.  Embora licenciado para a área da América do Sul, inicialmente o serviço será oferecido, em rotas domésticas, quando serão testadas as funcionalidades e a aceitação dos passageiros. Até o momento, não há confirmação da utilização do serviço em outros modelos de aviões da frota da empresa e nos voos fora da região.

A iniciativa foi anunciada na feira da WAEA (Associação Mundial de Entretenimento em Empresas Aéreas) há um ano atrás e utilizará os serviços da Air One, empresa relacionada à Airbus, que já presta serviços similares para a British Airlines, a TAP, a Royal Jordanian e a BMI, entre as empresas mais conhecidas, além de serviços de acesso à internet para empresas como a Qatar Airways.

A TAM afirma que a oferta dessa avançada tecnologia aos clientes é mais um exemplo da busca constante da excelência em serviços pela empresa e destaca que “nossos passageiros, principalmente os que viajam a negócios, poderão ficar em contato com seus escritórios e clientes, ganhando em eficiência e produtividade.”

Ainda existe um obstáculo legal, pois a legislação atual só permite o uso do celular quando a aeronave está em solo e de portas abertas, ou seja, durante operações de embarque e desembarque dos passageiros, mas com certeza isso deverá ser contornado em breve

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