Aviação

Empresas aéreas do grupo Virgin dominam a premiação mundial de entretenimento de bordo

Monitor de video de um dos assentos em um dos aviões da Virgin America

Monitor de video de um dos assentos em um dos aviões da Virgin America

A cada ano, o entretenimento de bordo vem sendo considerado mais importante pelos passageiros, seja executivos em viagens corporativas ou turistas em viagens de lazer. Consequentemente, a área vem merecendo cada vez mais atenção e exigindo mais investimento das empresas aéreas.

Antes, o passageiro se contentava com o próprio voo e se distraía com uma revista de bordo. Atualmente, isso não basta, ainda que seja um voo curto num avião de uma empresa “low cost – low fare“, pois estamos acostumados com um mundo em que cada vez mais sons, imagens e comunicação em tempo real fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

Se antes era aceitável um executivo ou funcionário de uma empresa ficarem com pouco ou nenhum contato com a empresa enquanto viajavam a negócios, hoje o padrão é de conexão em tempo real durante quase 24 horas, através de laptops, netbooks, PDAs, BlackBerryes ou celulares, quando não por mais de um desses aparelhos ao mesmo tempo. E esse nível de exigência em relação aos passageiros vem obrigando a indústria do transporte aéreo a se adaptar, investindo em sistemas de entretenimento/comunicação para suas frotas.

Premiação mundial

Como publicamos anteriormente, a World Airline Entertainment Association – WAEA (Associação Mundial de Entretenimento em Empresas Aéreas) entregou nesta semana os prêmios para os destaques em entretenimento de bordo (“inflight entertainment “- IFE) da indústria de aviação de todo o mundo, conhecidos como Avion Awards.

Na premiação deste ano, as empresas aéreas do grupo Virgin dominaram e acabaram levando quatro dos oito prêmios de entretenimento de bordo: Melhor das Américas, Melhor da Europa, Melhor empresa de pequeno porte e Melhor Inovação em Entretenimento de Bordo.  A Emirates, que foi um dos destaques na premiação de 2008, recebeu dois prêmios este ano: Melhor do Oriente Medio e África e Melhor Empresa de Grande Porte.

A brasileira TAM foi escolhida como uma das cinco melhores empresas das Américas na área, mas acabou perdendo o prêmio para a Virgin América, subsidiária americana da empresa aérea inglesa Virgin Atlantic Airways, o que não é demérito algum quando se considera que para chegar à lista dos cinco finalistas a TAM precisou bater empresas muito maiores e experientes. As cinco finalistas da região, além da Virgin America e da TAM eram a Delta/Northwest Airlines, a Air Canada e a LAN.

Avion Awards 2009

Os vencedores da vigésima-primeira edição do Avion Awards foram:

Melhores por região

  • Americas:  Virgin America
  • Asia e Australasia:  Singapore Airlines
  • Europa:  Virgin Atlantic Airways
  • Oriente Médio e África:  Emirates

Melhor Empresa (Empresas com mais de 25 aviões com entretenimento de bordo na frota): Emirates

Melhor Empresa (Empresas com menos de 25 aviões com entretenimento de bordo na frota): V Australia (grupo Virgin)

Melhor Inovação em Entretenimento de Bordo: Virgin America

Melhor em Tecnologia: Aircell

Veja o que já publicamos a respeito do Avion Awards aqui.

Pin It on Pinterest

Share This