Monitor de video de um dos assentos em um dos aviões da Virgin America

Monitor de video de um dos assentos em um dos aviões da Virgin America

A cada ano, o entretenimento de bordo vem sendo considerado mais importante pelos passageiros, seja executivos em viagens corporativas ou turistas em viagens de lazer. Consequentemente, a área vem merecendo cada vez mais atenção e exigindo mais investimento das empresas aéreas.

Antes, o passageiro se contentava com o próprio voo e se distraía com uma revista de bordo. Atualmente, isso não basta, ainda que seja um voo curto num avião de uma empresa “low cost – low fare“, pois estamos acostumados com um mundo em que cada vez mais sons, imagens e comunicação em tempo real fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

Se antes era aceitável um executivo ou funcionário de uma empresa ficarem com pouco ou nenhum contato com a empresa enquanto viajavam a negócios, hoje o padrão é de conexão em tempo real durante quase 24 horas, através de laptops, netbooks, PDAs, BlackBerryes ou celulares, quando não por mais de um desses aparelhos ao mesmo tempo. E esse nível de exigência em relação aos passageiros vem obrigando a indústria do transporte aéreo a se adaptar, investindo em sistemas de entretenimento/comunicação para suas frotas.

Premiação mundial

Como publicamos anteriormente, a World Airline Entertainment Association – WAEA (Associação Mundial de Entretenimento em Empresas Aéreas) entregou nesta semana os prêmios para os destaques em entretenimento de bordo (“inflight entertainment “- IFE) da indústria de aviação de todo o mundo, conhecidos como Avion Awards.

Na premiação deste ano, as empresas aéreas do grupo Virgin dominaram e acabaram levando quatro dos oito prêmios de entretenimento de bordo: Melhor das Américas, Melhor da Europa, Melhor empresa de pequeno porte e Melhor Inovação em Entretenimento de Bordo.  A Emirates, que foi um dos destaques na premiação de 2008, recebeu dois prêmios este ano: Melhor do Oriente Medio e África e Melhor Empresa de Grande Porte.

A brasileira TAM foi escolhida como uma das cinco melhores empresas das Américas na área, mas acabou perdendo o prêmio para a Virgin América, subsidiária americana da empresa aérea inglesa Virgin Atlantic Airways, o que não é demérito algum quando se considera que para chegar à lista dos cinco finalistas a TAM precisou bater empresas muito maiores e experientes. As cinco finalistas da região, além da Virgin America e da TAM eram a Delta/Northwest Airlines, a Air Canada e a LAN.

Avion Awards 2009

Os vencedores da vigésima-primeira edição do Avion Awards foram:

Melhores por região

  • Americas:  Virgin America
  • Asia e Australasia:  Singapore Airlines
  • Europa:  Virgin Atlantic Airways
  • Oriente Médio e África:  Emirates

Melhor Empresa (Empresas com mais de 25 aviões com entretenimento de bordo na frota): Emirates

Melhor Empresa (Empresas com menos de 25 aviões com entretenimento de bordo na frota): V Australia (grupo Virgin)

Melhor Inovação em Entretenimento de Bordo: Virgin America

Melhor em Tecnologia: Aircell

Veja o que já publicamos a respeito do Avion Awards aqui.