Aviação

United Airlines cria serviço que permite ao passageiro despachar duas peças de bagagem gratuitamente

Prêmio United

Existem empresas que deveriam ganhar um prêmio de, digamos, “criatividade comercial”. Conforme foi aumentando a concorrência das empresas aéreas “low cost-low fare“, a maioria das empresas aéreas de todo o mundo trataram de copiar e adaptar algumas criações do mundo do “baixo custo”, embora isso não tenha necessariamente se refletido em economia para os passageiros ou as espresas para os quais eles trabalham, com a diminuição de tarifas.

Nessa onda foram eliminadas ou drasticamente reduzidas algumas características que os passageiros há muito tempo identificavam com as viagens aéreas, como refeições gratuitas mesmo em voos de curta duração, o tamanho, o peso e a quantidade de peças de bagagem de mão e, mais recentemente, a quantidade de malas que podem ser despachadas gratuitamente, só para citar alguns exemplos.

Agora, algumas empresas estão oferecendo como opção paga algumas das coisas que antes ofereciam gratuitamente, mais ou menos como fazem restaurantes europeus que cobram separadamente o uso da mesa, da toalha, o couvert, a comida, a bebida, a sobremesa e o serviço do garçom. Outras aproveitam a onda e criam um cardápio de extras, colocando ao alcance de quem estiver disposto a pagar ítens que anteriormente estavam restritos aos passageiros frequentes ou das classes de serviço mais caras.

Premier Baggage

Percebendo que muitos dos passageiros se ressentiam por não poder mais contar com confortos aos quais estavam acostumados, algumas empresas aéreas passaram a oferece-los novamente, mediante módico pagamento, é claro. É o caso da americana United Airlines, que acaba de lançar um serviço batizado de Premier Baggage, que permite que o passageiro despache até duas malas em qualquer voo pagando uma taxa válida por um ano.

Com o Premier Baggage, o passageiro paga uma taxa fixa e ganha o direito de despachar até duas malas de tamanho e peso normais em qualquer voo da United ou da United Express, pelo prazo de um ano. O serviço é válido para todos os voos da empresa internacionais ou nos serviços domésticos nos Estados Unidos e está sendo lançado com o “preço introdutório especial” (sic) de US$ 249.

A assinatura anual cobre também o despacho das malas de tamanho e peso normais de até oito pessoas viajando com o titular e usando o mesmo número de confirmação. Os membros Premier do programa de fidelidade Mileage Plus continuam isentos das taxas de despacho das bagagens, no caso de uma ou duas malas normais.

A compra do serviço não isenta o cliente das taxas aplicadas a malas com tamanho e peso acima do normal, nem do pagamento do despacho a partir de uma terceira mala. O regulamento do serviço está disponível, em inglês, no endereço united.com/premierbaggage. As aquisições podem ser feitas no mesmo endereço.

Travel Options

O novo serviço eleva para treze o número de serviços oferecidos pelo Travel Options by United, que a empresa descreve como “uma série de opções destinadas a permitir que o cliente molde as características da viagem de acordo com suas necessidades.”

Essas opções vão desde o acesso ao Economy Plus, setor da classe econômica com mais espaço entre as poltronas e o Premier Line, que permite check-in no balcão exclusivo de clientes Premier, checagem de segurança prioritária em alguns aeroportos e embarque prioritário nos aviões, ao acesso às salas Vip do Red Carpet Club nos aeroportos. Alguns dos serviços podem ser contratados tanto para um único voo quanto pelo período de um ano.

Existem ainda serviços interessantes, como um chamado Door-to-Door Baggage, que permite que as bagagens do clientes sejam retiradas pela Fedex antecipadamente e entregues no dia seguinte no endereço que ele indicar, ao custo de US$79 por peça de bagagem. Outros serviços permitem acelerar a obtenção de milhas, comprar “upgrades” para outra classe de serviço, etc.

A United oferece ainda a possibilidade de comprar um pacote de serviços, o Premier Travel, que associa o acesso ao setor Economy Plus e à Premier Line, dando ainda um bônus de 25% na milhagem do voo e permitindo a checagem de até duas peças de bagagem. Para quem quer mais, o pacote Premier Travel Plus agrega acesso à sala Vip do Red Carpet Club e aumenta o bônus de milhagem para 100%.

Pin It on Pinterest

Share This