A partir de 29 de setembro próximo, os passageiros da British Airways que não conseguem desgrudar de seus notebooks, netbooks e Blackberries irão contar o primeiro voo transatlântico do Reino Unido com acesso à internet. O serviço será oferecido numa nova rota ligando o aeroporto Kennedy, em Nova Iorque, ao aeroporto central London City, na região de Docklands, zona leste de Londres, facilitando bastante o acesso dos passageiros. Londres tem cinco aeroportos: Heathrow, Gatwick, City, Stansted e Luton e até agora a British Airways operava seus voos internacionais nos dois primeiros.
Voo só para 32 passageiros
Em vez dos grandes Airbus A340, Boeins 767, 777 e 747 usados pela maioria das empresas em rotas transatlânticas, o voo será operado por aviões Airbus A318, que são os maiores que podem operar nas pista curtas do aeroporto de London City. As aeronaves serão configuradas para receber apenas 32 assentos de classe executiva que se convertem em camas. Além de viajar com todo o conforto, os passageiros poderão trabalhar e ficar em contato com seus escritórios via e-mail, enquanto sobrevoam o Atlântico entre os dois maiores centros financeiros do mundo.
Os novos voos usarão as prestigiosas designações BA001 e BA002, usadas anteriormente pelos Concorde e os passageiros poderão fazer seu check-in até quinze minutos antes da decolagem, além de utilizarem uma portão de partida (“gate“) exclusivo, configurado como um lounge executivo.
Serão dois vôos diários sem escalas que partirão de Nova Iorque para Londres, rota que tem intensa presença de executivos viajando a negócios. No trajeto de volta, a aeronave fará uma rápida parada para reabastecimento em Shannon, na Irlanda, onde os passageiros poderão aproveitar para fazer a imigração e a alfândega norte-americanas, outro grande diferencial da rota, evitando as filas comuns no aeroporto Kennedy, em Nova Iorque.
Mudanças
Mostrando que crise é um problema relativo e muitas vezes localizado, a British ampliará as opções de voos oferecidos para algumas rotas saindo de Londres. A partir de 25 outubro, a companhia aumentará de dois para três a freqüência de vôos diários de Heathrow para Varsóvia e Istambul. De Heathrow para Roma o aumento de partidas será de cinco para seis, para Barcelona de cinco para sete e para Praga de três para quatro. As mudanças incluem ainda os trechos adicionais a partir de Gatwick para as Bermudas (de cinco para seis por semana), Barbados (de nove para 10 por semana) e Santa Lúcia e Port of Spain (de três para cinco por semana).
Já algumas rotas que partem do aeroporto de Gatwick terão seus vôos reduzidos, como os casos de Gatwick – Roma, que passa a ter apenas um vôo diário; Bruxelas, que diminui de sete para seis vôos por dia; Paris (Charles de Gaulle), de 10 para nove; Nice e Berlim, de seis para cinco e Edimburgo, de 11 para 10.