Não estranhe se numa de suas próximas viagens de negócios você passar pelas lojas da GOL nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro e não reconhecer a comunicação visual. Depois de oito anos, os balcões da empresa no Rio acabam de ganhar um visual mais jovem, atraente e arrojado. Com imagens descontraídas de cidades, pessoas alegres indo e vindo, aviões partindo, entre outros elementos gráficos – desenhados nas paredes em laranja e branco –, a nova identidade visa construir um ambiente amigável e envolvente, com uma identidade que expresse e renove o que a empresa chama de “espírito GOL”.
A mudança segue um conceito de aviação presente no perfil da GOL desde sua criação, há oito anos: estar cada vez mais próxima do cliente. Tarcisio Gargioni, vice-presidente de Marketing e Serviços da GOL explica que “para se identificar com produtos e serviços, o consumidor precisa ter certeza de que a marca que está falando com ele é real, transparente e verdadeira. Mais do que isso, ele precisa ter certeza que tem espaço para expressar sua identidade e construir uma forte afinidade”.
A agência 100% Design foi a responsável pela criação das peças, que têm o objetivo de captar as atenção de pessoas que procuram agilidade, tecnologia, boas tarifas e relacionamento com a marca. Gradualmente, a GOL adotará o visual em todos os aeroportos em que opera e em suas lojas no Brasil e América do Sul.
Opinião
É interessante observar essa mudança pelo ponto de vista da comunicação de marca, comparando com outras empresas brasileiras de aviação. A TAM mantém o alinhamento entre imagem nos aeroportos e comunicação construído desde o início, mais formal e refinado, lembrando o saudoso tapete vermelho do Comandante Rolim. A Gol assume uma imagem mais leve, jovem, vibrante e atual mas ainda mantém uma comunicação mais tradicional.
E a caçula Azul, cuja comunicação é alegre e descontraída, acaba tendo uma imagem mais formal nos aeroportos. Nada tão retrô quanto os uniformes de suas comissárias de bordo, mas definitivamente bem menos alegre e descontraída que poderia ser.