Aviação

Lufthansa voltará a oferecer internet banda larga a bordo de voos de longa duração a partir de meados de 2010

Lufthansa FlynetDepois de ter de suspender o oferecimento de serviço de acesso à internet a bordo de seus aviões em 2006, quando a Boeing cancelou seu serviço Connexion by Boeing em função de dificuldades financeiras, a empresa aérea alemã Lufthansa  anunciou que vai voltar a oferecer o serviço a partir do próximo ano.

Segundo a empresa, em meados de 2010 a Lufthansa reintroduzirá o FlyNet, serviço de internet a bordo via satélite, permitindo que seus passageiros se comuniquem por internet banda larga enquanto viajam.

Além do acesso internet sem fio, o novo e melhorado serviço permitirá a transferência de dados de bordo por meio de redes móveis no padrão GSM/GPRS. Com isso, em breve os passageiros Lufthansa também poderão enviar mensagens de texto por telefone móvel e transferir dados por smartphones com dispositivos como PDAs, iPhone ou BlackBerry.

Nova parceira

A nova parceira da empresa é a Panasonic Avionics Corporation, que pretende disponibilizar o eXConnect, o seu novo serviço banda larga, na maior parte da frota de longa distância da Lufthansa já no primeiro ano de operações conjuntas do FlyNet. O relançamento do Lufthansa Flynet volta a colocar a empresa aérea na posição de líder mundial de conectividade a bordo e fará dela uma das únicas empresas aéreas a oferecer banda larga em rotas intercontinentais.

O foco da empresa a é fornecer em seus voos um serviço de internet banda larga de alto nível, essencial para surfar e enviar e-mails e arquivos inclusive anexos sem limites, e o uso de uma VPN (rede virtual privada). Além disso, essa banda larga de qualidade aumentará a possibilidade de usar aplicativos operacionais como telemedicina, onde os sinais vitais de um paciente poderão ser enviados rapidamente para uma base em terra.

“Em termos de comunicação pessoal, clientes Lufthansa podem contar com serviços de bordo de qualidade superior,” afirma o presidente do grupo Lufthansa, Wolfgang Mayrhuber. “Em rotas de longa distância ofereceremos, particularmente aos passageiros que viajam a negócios, um leque de opções de comunicação que não deixam nada a dever aos pontos de acesso localizados em terra ou em hotéis premium.”

FlyNet

O FlyNet é extremamente fácil de usar. Passageiros com dispositivo Wifi ou compatível com GSM/GPRS poderão acessar a rede em qualquer ponto da cabine do avião. E, dependendo do dispositivo em uso ( laptop ou smartphone), eles poderão receber a fatura por meio de um provedor de serviços móveis ou pagar com cartão de crédito. Haverá vários tipos de preços, como tarifa fixa por hora ou mensal. Os passageiros também poderão resgatar milhas-prêmio para usar em conexões internet Wifi. O preço exato de produtos específicos será anunciado numa próxima ocasião.

Para introduzir este novo serviço, a Lufthansa tem por base sua experiência positiva com o Lufthansa FlyNet, que foi o primeiro serviço de acesso à internet banda larga a bordo do mundo em voos comerciais. Oferecido a partir de 15 de janeiro de 2003, o serviço chegou a 69 aviões da frota de longa distância Lufthansa, então a maior frota provida de internet do mundo, com 30.000 usuários por mês.

Segundo apuramos, o serviço deverá estsr disponível a partir do inicio do segundo semestre de 2010 e deverá equipar no primeiro ano 50 dos cerca de 100 aviões utilizados pela Lufthansa em rotas de longo curso. Até o momento, não está claro se numa segunda fase a empresa irá equipar também aviões nos concorridos mercados europeus, muito utilizados pelos passageiros de turismo corporativo.

Pin It on Pinterest

Share This