Aviação

GOL divulga estatísticas positivas e assina code-share com a AeroMexico

GOLA GOL anunciou as estatísticas preliminares de tráfego relativas a setembro de 2009, período em que registrou um aumento de demanda da ordem de 26,6%, em comparação ao mesmo mês de 2008.

Segundo a empresa, o aumento da demanda ocorreu devido ao aumento da concorrência no mercado doméstico, com sucessivas reduções tarifárias que resultou em forte incentivo a demanda no mês de setembro, ao aumento e otimização da distribuição da oferta de assentos com foco no mercado doméstico resultante da fusão das operações GOL e Varig  e à continuidade do projeto de revitalização do SMILES, maior programa de milhagem da América Latina, com mais de 6,4 milhões de participantes.

Mercado doméstico

Nesse cenário, a demanda no mercado doméstico cresceu 36,4% em comparação a setembro de 2008. Em relação ao mês de agosto, a demanda também apresentou aumento de 6,5%, porém os fatores que levaram a esse aumento foi parcialmente compensado pelo menor numero de dias do mês de setembro, em comparação a agosto.

Mercado internacional

No mercado internacional a demanda apresentou queda de 22,4%, comparado ao mesmo período de 2008, em virtude da redução da oferta de assentos no mercado internacional em rotas com baixa rentabilidade. Em comparação com agosto de 2009, houve aumento de 21,1%, devido aos mesmos fatores que incentivaram a demanda no mercado doméstico, além da recuperação do tráfego em rotas para o Chile e Argentina, uma vez que, com o fim do inverno, houve uma significativa redução de casos da gripe H1N1.

O crescimento contínuo das taxas de ocupação dos voos internacionais mostra mostra o acerto da decisão da GOL de eliminar as rotas de baixa ocupação: de 44,3% de setembro de 2008, um ano depois a taxa foi de 60,4%.

Code-share com a AeroMexico

A GOL assinou um acordo de code-share (compartilhamento de voos) com a empresa aérea mexicana AeroMexico e está estudando uma futura integração de seu programa de milhagem SMILES com o Club Premier, da nova parceira. Pelo acordo de code-share, a AeroMexico adicionará seu código aos voos oferecidos pela GOL com origem em São Paulo, para seis destinos brasileiros: Rio de Janeiro ( aeroportos do Galeão e Santos Dumont), Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador.

A empresa oferece voos diários entre São Paulo / Guarulhos e a Cidade do México, operando aeronaves Boeing 777. Antes de ser implementado, o contrato precisa passar pela análise e aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Pin It on Pinterest

Share This