Eventos

Presidente da ANAC revela que a entidade está desenvolvendo novo modelo de concessao de aeroportos

A presidente da ANAC, Solange Vieira

A presidente da ANAC, Solange Vieira

Durante participação no Seminário “Papel do turismo na geração de riquezas, preservação ambiental e cultural na América Latina” que aconteceu como parte da programação do 14º Meeting Internacional do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, a presidente da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, Solange Vieira,  declarou que a agência está trabalhando em um novo modelo de concessão para os aeroportos do Brasil.

Segundo ela, “a decisão de qual aeroporto receberá o benefício e quantos são não é decisão da agência e sim do governo federal, mas devemos entregar até o final do ano o documento para o ministério da Defesa e posterior encaminhamento à Casa Civil.”

O evento, um verdadeiro “tour de force” em organização, está sendo realizado neste final de semana no hotel Sanctuary Cap Cana, em Punta Cana, na República Dominicana, com a presença de 160 empresários de destaque, além de autoridades brasileiras e da República Dominicana.

No ano passado, o Meeting Internacional aconteceu em Lisboa, Portugal, e nos anos anteriores foi sediado em países como Argentina, México, África do Sul, Chile e Uruguai.

Turismo em alta

Outro participante do evento do LIDE foi o ministro do Turismo, Luiz Barretto, que divulgou que o Brasil registrou neste ano mais de 35 milhões de desembarques domésticos e cresceu mais de 20% no mercado interno de aviação, resultado que supera em 29% os registrados em setembro de 2008. Segundo Barreto, dos 190 milhões de brasileiros, cerca de 51 milhões viajam, em média, duas vezes e meia por ano.

A presidente da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, Jeanine Pires, que complementou a apresentação do ministro do Turismo, comentou que o turismo no Brasil cresce positivamente, pois, em 2001, os investimentos vindos de 4,5 milhões de turistas no país resultaram em US$ 1,7 bi. Em contrapartida, no ano de 2008 a quantidade de turistas subiu para 5,1 milhões, com investimentos que totalizaram US$ 5,8 bi.

Pin It on Pinterest

Share This