A atualização profissional dos agentes de viagem brasileiros está sendo considerada mais importante a cada dia. Desta vez é a Aviesp, entidade que reúne as agências de viagem do interior do estado de São Paulo, que investe na preparação de seus associados com a segunda edição do Seminário para Profissionais de Turismo, dia 16 de novembro, no hotel Royal Palm Paza, em Campinas.
William Périco, presidente da entidade, explica que será “uma oportunidade imperdível de o agente de viagens manter contato com as mais importantes lideranças do setor para debater temas relevantes ligados à nossa atividade”.
O II Seminário Aviesp para Profissionais de Turismo oferecerá transporte para agentes de viagens do interior do Estado, show de prêmios, jantar de encerramento oferecido pelo Royal Palm Plaza Resort & Spa e Feijão Amigo e o início de uma das muitas ações traçadas com o Ministério do Turismo que virão para melhorar as vendas dos agentes.
Programação
11h00 – 12h30: Credenciamento e brunch de boas vindas
12h35 – 12h45: Abertura II Seminário Aviesp
12h50 – 13h50: Palestra – Cases de Sucesso – Negócios e Estratégias Visionárias
13h55 – 14h55: Painel – Criatividade em Gestão e Produtos de Turismo
(Como empresas conseguiram rever seu posicionamento e novos empreendedores chegaram ao mercado com gestão e produtos inovadores para o mercado de Turismo. O que temos a aprender com eles)
15h00 – 16h20: Diálogo – As Empresas Aéreas Regionais e os Projetos para o Interior de São Paulo
16h25 – 16h45 – Intervalo com café
16h50 – 17h40 – Palestra Tecnologia
(O novo comportamento do consumidor com as redes sociais. O que precisamos conhecer para fazer marketing, promoção de vendas e as novas tecnologias disponíveis para atingir seu cliente. Como se engajar neste novo tipo de mídia que se transformou em um poderoso boca-a- boca virtual quando se trata de percepção sobre marcas, seleção de destinos e venda de viagens.)
17h45 – 18h45: Painel – Oportunidades para Desenvolvimento para Pequenas Empresas de Turismo
(Como conseguir financiamentos e recursos para incrementar os seus negócios. Quais as entidades e empresas públicas oferecem investimentos para negócios com o Turismo.)
19h00 – Jantar oferecido pelo Royal Palm Plaza Resort & Spa e Feijão Amigo
Opinião
Quem conversa com agentes de viagens do Brasil todo sobre turismo de negócios invariavelmente acaba escutando reclamações sobre o avanço das agências corporativas sobre os clientes “nativos”, mas dificilmente se ouve do agente que irá se preparar e qualificar para atender as empresas locais e evitar que migrem para outras agências, especializadas em viagens corporativas ou não. Também não se ouve desses agentes que estão investindo em novos clientes corporativos para substituir os eventualmente perdidos.
Evidentemente ninguém é obrigado a atuar em um segmento do qual não goste ou que considere despreparado, mas ignorar o crescimento do mercado corporativo enquanto as condições de remuneração ficam a cada dia mais duras para as agências e novos concorrentes aparecem a cada dia na internet pode ser miopia, além de perigoso para a sobrevivência da empresa.
Infelizmente, esse comportamento das bases se reflete também no comportamento dos dirigentes das entidades que representam os agentes de turismo e o turismo de negócios acaba sendo tratado como assunto de menor importância nos eventos do setor.
O Seminário para Profissionais de Turismo da Aviesp parece ser mais uma excelente oportunidade perdida de se discutir a atuação dos agentes do interior paulista no segmento de viagens de negócios. Os clientes do interior paulista viajam cada vez mais. E as agências da região, estão acompanhando essas mudanças?