Entidades

FAVECC e TMC Brasil perdem vendas no primeiro semestre e mostram diferenças interessantes

recorte grafico

O mercado brasileiro de viagens corporativas conta com duas entidades representando as agências: o FAVECC, mais antigo e a TMC Brasil, mais nova. Enquanto o FAVECC tem vinte e cinco agências associadas, a TMC Brasil tem um quinto desse total, só cinco. Ambas as entidades têm agências de muito peso, embora o FAVECC tenha um número maior de agências regionais e de menor porte. Teoricamente, os números das duas entidades deveriam ser bastante parecidos, mas a análise dos números do primeiro semestre de 2009 apresentados pelo FAVECC e pela TMC Brasil apresenta alguns pontos interessantes:

Retração no primeiro semestre

Segundo ambas entidades, houve uma retração do mercado. As agências do FAVECC registraram queda de 14,59% no seu faturamento em relação ao primeiro semestre de 2008, enquanto que as do TMC Brasil parecem ter se ressentido um pouco mais, com queda de 22,9%. Apesar dos resultados negativos nos primeiros seis meses do ano, os presidentes de ambas as entidades se mostraram otimistas quanto aos resultados do segundo semestre.

Participação de produtos no faturamento

Embora apresentem algumas similaridades, os números das duas entidades apresentam algumas diferenças interessantes quando se compara os produtos geradores de venda para cada uma:

  • As passagens aéreas (nacionais e internacionais) representam 78,27%  do total faturado pelas agências do FAVECC e 66,10% pelas da TMC Brasil
  • Já o item hospedagem representa 13,82% do faturado no FAVECC, contra 20% na TMC Brasil.
  • Locação representa 1,48% dos resultados do FAVECC e 2,2% dos da TMC Brasil
  • Eventos e Incentivos têm um peso muito menor para as agências do FAVECC que para as da TMC: 2,93%  contra 7,2%!
  • Outras receitas representam 3,52% no FAVECC e 4,5% na TMC Brasil.

Passagens aéreas

As agências do FAVECC têm 62,26% de suas vendas geradas com viagens nacionais e 36,74% com internacionais, enquanto nas da TMC Brasil as viagens dentro do Brasil representam 72% e as para o Exterior, 28%.

Aéreo X Terrestre

Olhando esses números mais de perto se nota diferenças gritantes nas vendas de passagens aéreas internacionais e de serviços terrestres, rubrica adotada pela TMC que agrega tudo o que não é passagem aérea e que iremos usar para poder comparar os resultados das duas entidades:

  • Passagens Aéreas Nacionais: representam 44,84% das vendas  do FAVECC e 41,5% das da TMC
  • Passagens Aéreas Internacionais: representam 33,41 das vendas do FAVECC e  24,6% das da TMC
  • Serviços Terrestres: representam 21,75% das vendas do FAVECC e 33,9% das da TMC

Aéreo Nacional

No quesito passagens aéreas nacionais, nas duas entidades o ranking é semelhante, embora as participações de cada empresa aérea variem de uma entidade para a outra:

  • TAM – é a primeira do ranking nas duas entidades, com 53,73 do valor das vendas de passagens aéreas nacionais no FAVECC e 52,0% na TMC
  • GOL/Varig – ocupa a segunda posição nas duas entidades, representando 34,85% das vendas no FAVECC contra 40,7% na TMC
  • OceanAir – tem o triplo de participação no FAVECC (3,68%) em relação aos 1,2% quer alcança na TMC ( é a terceira que mais emitida no FAVECC e a quarta na TMC)
  • Trip/Total – embora tenha participações semelhantes nas duas entidades (2,55% X 2,5%), é a quarta colocada no FAVECC e a terceira na TMC
  • Azul – no FAVECC tem o dobro de participação (2,15%) em relação ao 1% que alcança na TMC
  • WebJet – emite três vezes mais (2,17%) no FAVECC do que na TMC (0,7%)

Aéreo Internacional

Nas passagens aéreas internacionais, a única unanimidade é o primeiro lugar da TAM nas vendas de ambas as entidades, embora no caso da TMC a diferença entre a TAM e a Air France/KLM, segunda colocada, seja pequena. No caso das demais empresas as variações são grandes. As com maiores participações são:

  • TAM-  tem 20, 10%  das emissões no FAVECC e 15,9% na TMC
  • Air France / KLM – é a terceira do ranking do FAVECC, com 8, 10% das vendas, e segunda na TMC, com 14,5% do total
  • American Airlines – tem participações semelhantes nas duas entidades, mas é a segunda do ranking do FAVECC, com 10, 92%  e terceira do da TMC, com 10,5%
  • TAP – vende quase o dobro no FAVECC (7,38%) em relação à TMC ( 4,1%)
  • Continental – vende 3,05% do total do FAVECC,  menos da metade dos 7,4% que alcança na TMC
  • Lufthansa / Swiss – é outra que vende menos no FAVECC (5,38%) do que na TMC ( 8,5%)

Hotelaria

Nas duas entidades, a empresa líder em vendas de hospedagem é a Accor, seguida pela Atlântica Hotels e pela Blue Tree. A outra unanimidade é a posiçao dos hotéis independentes, que ficam com 45,91% das vendas no FAVECC e 59,6% das da TMC Brasil.

  • Accor – tem 9,28% das vendas no FAVECC e 11,8% na TMC
  • Atlântica – vende 7,24% das diárias do FAVEC e 9,9% das da TMC
  • Blue Tree – tem 4,51 % das vendas do FAVECC e 4,2% das da TMC
  • Windsor – embora venda 1,28% das diárias do FAVECC, chega a 4,2% das da TMC
  • Sol Meliá- vende 2,82% das diárias do FAVECC e 2,5% das da TMC
  • Posadas- com 1,12%, suas vendas no FAVEC são menos da metade dos 2,4% que consegue na TMC

As redes Estamplaza, IHG, Promenade, Sheraton e Hilton têm mais de 1% das vendas do FAVECC, mas não aparecem no ranking da TMC Brasil.

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