O mercado brasileiro teve a oportunidade de ter contato com uma ampla oferta de destinos e serviços para o segmento durante a segunda edição da World Travel Mart Latin America, WTM-LA, feira de negócios de turismo realizada de 23 a 25 de abril em São Paulo.
A WTM Latin America é a versão latino-americana de uma tradicional feira de negócios realizada anualmente em Londres e suas principais virtudes são trazer para o Brasil um enorme número de fornecedores de outros países, bem como o de reforçar o conceito de feiras de negócios de turismo, muito comum no Exterior mas ainda pouco utilizado no país.
Feira de negócios, a melhor opção
Em feiras desse tipo, focadas num público qualificado e interessado em conhecer melhor os produtos e serviços de fornecedores especializados, os visitantes têm a possibilidade de marcar com antecedência reuniões com os fornecedores que lhes interessam, evitando a aglomeração em stands e a eventual necessidade de diversas visitas até conseguir falar com o fornecedor.
Além disso, os compradores mais qualificados são especialmente convidados e têm suas despesas de transporte aéreo e acomodação cobertas pela feira, dentro do conceito de batizado de “comprador hospedado” (hosted buyer), que garante a presença no evento de um volume significativo de visitantes altamente qualificados.
Com stands da maioria dos principais destinos turísticos do mundo, a WTM-LA permitiu aos visitantes não só conhecer as principais atrativos de cada destino como também um contato pessoal com fornecedores desses países, entre eles DMCs, hotéis, empresas aéreas, etc.
Destinado a crescer
Ainda na sua segunda edição no Brasil, a World Travel Mart Latin America ainda não recebeu o apoio integral de todas as Secretarias de Turismo estaduais, mas os principais destinos brasileiros estiveram bem representados.
Minas Gerais marcou presença com um belo stand, em parceria com a Belotur, e a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, foi presença constante durante a feira. O Pará também fez bonito, com o Presidente da Paratur, Marcelo Mendes, recebendo pessoalmente todos os visitantes que foram ao seu stand.
São Paulo levou um grande stand, destacando atrações de todas as regiões turísticas do estado, do mesmo modo que a SP Turis, que levou para o seu stand diversos associados.
Paralelamente, a imprensa especializada mereceu atenção especial, com uma série de apresentações, entrevistas coletivas e eventos, como o almoço realizado pela Atout France, responsável pelo turismo francês, para divulgar a ilha de St. Martin e a edição em português da tradicional revista Le Point, que passa a ser distribuída no Brasil para divulgar os destinos franceses.
Viagens de Incentivo
Embora não seja uma feira especializada em viagens de incentivo, a WTM Latin America teve presença marcante de fornecedores focados nesse mercado, o que é muito oportuno, pois permite que os profissionais que devem aprovar uma viagem de incentivo, como gestores de viagens, por exemplo, possam ter contato com a ampla variedade de destinos e fornecedores da feira.
Isso permite um processo de decisão mais rápido e racional, em função do maior conhecimento dos destinos e fornecedores propostos pela agência de incentivos.