Poucos dias depois da WTM Latin America, São Paulo recebeu outra feira de turismo de nível internacional, a quarta edição da Travelweek São Paulo. Ambas as feiras são de negócio e têm como organizadora a mesma empresa, a Reed Exhibitions, que no Brasil opera como Reed Alcântara Machado depois de ter adquirido a maior e mais tradicional empresa do ramo no país.
Embora tenha seu foco no segmento de turismo de luxo, a Travelweek tem muito a ver com o mercado de viagens de incentivo, já que os fornecedores são praticamente os mesmos e o conceito de exclusividade também é o mesmo.
A exceção são as agências de turismo especializadas, já que a maioria absoluta das agências focados nas viagens de luxo não se adapta às concorrências e tomadas de preço que são comuns no mercado corporativo.
Algumas agências de turismo corporativo, no entanto, também oferecem aos seus clientes viagens de luxo. Existem ainda algumas agências que têm departamento especializados e atuam em todos os segmentos.
Nova fase
Idealizada pela empresária Carolina Perez, que até então era sócia da Teresa Perez, uma das mais tradicionais agências especializadas em viagens de luxo do país, a Travelweek alcançou rapidamente grande sucesso, ao preencher um nicho ainda não explorado e trazer para o Brasil fornecedores antes só encontrados em sofisticadas feiras internacionais como a tradicional ILTM. Este ano, a Travelweek foi vendida para a Reed Exhibitions, que também é dona da ILTM e manteve Carolina à frente do evento.
Este ano, a feira ocorreu no período entre 6 e 9 de maio, reunindo no Pavilhão da Bienal cerca de 350 expositores, representando mais de 600 marcas, numa amostra dos mais sofisticados e exclusivos destinos, hotéis, empresas aéreas, companhias de cruzeiros, locadoras, DMCs, lojas e serviços de todo o mundo.
Segundo a organização da feira, a Travelweek, que tem crescido 15% a cada ano, tem como objetivo gerar 23 mil reuniões através do cruzamento de interesses de agências e fornecedores, aproximando as marcas de alto padrão do mercado brasileiro.
O melhor do melhor
Entre as novidades deste ano estavam os hotéis Ritz Paris, Metropolitan by COMO Miami Beach, Portrait Firenze, Shangri-La Hotel at The Shard London e Park Hyatt New York, todos hotéis recém-inaugurados ou reabertos.
Estabelecimentos de renome que já marcaram presença nas edições anteriores também estiveram presentes, como os luxuosos Widder Hotel, de Zurique e Mandarian Oriental Barcelona, bem como outros nomes internacionalmente consagrados como a exclusiva Silversea Cruises.
Entre as redes hoteleiras estiveram representadas na Travelweek marcas que são sinônimo de excelência em hospedagem, como Oetker Collection, Dorchester Collection, Taj Hotels, Amanresorts, Belmond, Four Seasons Hotels & Resorts, &Beyond, Mandarin Oriental Hotel Group, Ritz Carlton, Baglioni Hotels, Maybourne Collection e One&Only, entre outras.
Destinos de todo o mundo
Numa amostra de que é possível viajar quase tão longe quanto a imaginação possa levar, estiveram representados nesta edição da Travelweek São Paulo marcas de praticamente todas as regiões do mundo, desde o Polo Norte até a Antártida, com produtos para todos os perfís, indo desde os mais comportados e tradicionais até os mais exóticos e aventureiros.
Os destinos presentes incluiam as seguintes regiões e países: África, Ásia, Oceania, Oriente Médio, Brasil, Áustria, Bélgica, Croácia, Alemanha, Grécia, Irlanda, Mônaco, Montenegro, Países Baixos, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Itália, França, Turquia, Suíça, América do Norte, bem como diversos países da América Central e América do Sul.