Entidades Hospedagem

Fórum de Operadores Hoteleiros (FOHB) troca diretoria executiva

FOHB - André Pousada - Ana Maria Biselli

André Pousada e Ana Maria Biselli

O FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil) tem uma nova diretora executiva: Ana Maria Biselli substitui no posto André Pousada, que assumirá a vice-presidência executiva da Abremar (Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas).

Para o presidente do FOHB, Rafael Guaspari, a chegada de Ana Maria é muito positiva, pois ela conhece o papel que a entidade desempenha na indústria hoteleira, pelo seu histórico e atuação profissional no setor. “Estou muito feliz com esse novo desafio, pela afinidade que já tinha com o FOHB e pela importância que este Fórum ocupa no mercado hoteleiro”, diz a nova diretora.

Ana Maria atua em consultoria hoteleira desde 1999. Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac, em São Paulo. Recentemente coordenou a área de hotelaria da Qualta Resorts, empresa que desenvolve condomínios de segunda residência. Atualmente, leciona nos cursos de Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Hotelaria no Senac. Formou-se em Hotelaria no Senac e especializou-se em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas – São Paulo, onde também fez o mestrado acadêmico. Sua relação com o FOHB se intensificou quando foi iniciada a parceria com Senac, em 2006, para a elaboração do Infohb, análise mercadológica deste Fórum. Desde então acompanha a trajetória do FOHB no mercado, qualificando-a para dar continuidade ao excelente trabalho prestado por André Pousada.

FOHB

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB – nasceu da iniciativa de doze empresas operadoras de redes hoteleiras que, em 2002, se reuniram com um objetivo único: criar uma entidade que representasse um segmento da hotelaria em forte desenvolvimento.

Após quase cinco anos, o FOHB já congrega 26 operadoras hoteleiras, 17 nacionais e 9 internacionais. Hotéis Arco, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Atrio Hotéis, Rede Bourbon, Bristol Hotels, Bristol Hotéis e Resorts, Rede Chambertin, Club Med, Rede Deville, Estanplaza, Hotelaria Brasil, Intercity, Intercontinental Hotels Group, Rede Othon, Grupo Pestana, Grupo Posadas, Rede Plaza Inn, Promenade, Hotéis Slavieiro, Grupo Sol Meliá, Grupo Solare, SuperClubs/Sonesta, Transamérica Hotéis & Flats, Travel Inn e Vila Rica Hotéis, são empresas integrantes do FOHB. Juntas, são responsáveis pela operação de mais de 85 mil apartamentos em 509 hotéis, correspondendo a um patrimônio avaliado em mais de R$ 12 bilhões.

Foco no mercado corporativo

Como se pode deduzir pelas empresas associadas, a maioria absoluta dos hotéis dos integrantes do FOHB está voltado para o mercado de viagens de negócio e mesmo os resorts têm boa parte de seu faturamento gerado pelos eventos empresariais.

Fusão

São insistentes os comentários no setor de hotelaria dando conta de negociações para a fusão do FOHB e da Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts) com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), inclusive com dirigentes das entidades se manifestando. Segundo eles, o assunto ainda está em estudos e exige negociação cuidadosa, pois as três entidades são fortes e representativas em suas respectivas áreas, embora todas atuem no mercado de hospitalidade.

No mercado hoteleiro, há quem insista que as entidades, por terem focos diferentes, devam continuar independentes, embora trabalhando juntas em defesa de temas de interesse comum. Já outras pessoas argumentam que a divisão em três entidades também diminui a força do setor.

Pin It on Pinterest

Share This