Eventos Incentivo

Turismo de luxo tem seu ponto alto na ILTM

 

A partir de segunda feira, dia 5, a cidade francesa de Cannes, na Côte d’Azur, recebe todos os expoentes do mercado de turismo de luxo mundial. Hotéis, DMCs, empresas aéreas, locadoras de veículos de luxo, destinos e outros fornecedores estarão exibindo as suas últimas novidades no famoso Palais des Congres et Festivals.

Ao todo, serão 1265 expositores e 1268 qualificadíssimos compradores do mundo todo, gerando um número impressionante de reuniões de negócios: 49.214 oficialmente registradas até dia 1º de Dezembro.

Brasil presente 

Embora o segmento esteja em franco crescimento em todo o mundo, pouquíssimas empresas brasileiras participam como expositoras: os hotéis Unique, Emiliano, Copacabana Palace, Hotel das Cataratas, Tivoli Mofarrej, Tivoli Praia do Forte, Insólito Boutique Hotel e Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort, além da agência Matueté, apresentando seu braço DMC.

Pelo lado das agências, estarão presentes 92 compradores qualificados, representando 85 agências de todo o país especializadas em viagens de luxo. O número é significativo, a ILTM é uma feira só para convidados e só quem é a organizadora entende como qualificado e significativo em seu mercado recebe o ambicionado título de “hosted buyer“.

Brasil ausente

O que é muito estranho é que, mesmo sendo a feira mais significativa do setor em todo o mundo, nem a Embratur nem qualquer um dos muitos destinos turísticos brasileiros estão se apresentando aos donos de agências de turismo de luxo estrangeiras. Rio, São Paulo, Bahia? Nem pensar… Nada de organismos oficiais ou convention & visitors bureaux.

Infelizmente, a impressão que se tem é que alguém deve ter pensado: “afinal de contas, para que gastar dinheiro do contribuinte para atrair turistas de alto poder aquisitivo? Estamos cheios de visitantes…” Quem se der ao trabalho de examinar as programações de eventos promocionais divulgadas pelos destinos vai encontrar muito evento em mercado que pouco gera em retorno, mas não a ILTM. Deve até haver uma explicação para isso, mas não muito lógica…

A vizinha Argentina estará lá, provavelmente por ser um país muito maior, mais desenvolvido e com uma situação econômica invejável, o que não é o nosso caso, claro, apesar das contínuas notícias nos meios de comunicação alardearem o contrário.

Viagem de Incentivo estará cobrindo a ILTM, com o apoio do seguro de viagem Vital Card.

 

Pin It on Pinterest

Share This