Em viagens de incentivo a programação é extremamente importante, mas os meios de hospedagem utilizados yam,bém são muito relevantes. Afinal, o objetivo de uma viagem de incentivo é proporcionar aos participantes uma experiência inesquecível. Por isso mesmo, costumam ser utilizados hotéis de luxo, diferenciados e de muita personalidade ou com uma localização única e muito especial.
Esse é o caso do hotel Tierra Atacama, exclusivo empreendimento ecológico all-inclusive localizado na cidade de San Pedro de Atacama, no norte do Chile. Localizado a mais de 4.800 metros acima do nível do mar, o deserto de Atacama é considerado o mais seco do mundo e abrange cânions, fontes termais, dunas e salinas. É também o lar de atrações históricas e geológicas, como o Valle de la Luna, as fontes termais de Puritama e a cordilheira Domeyko. Construído em torno de um antigo curral de gado, o hotel foi idealizado pelos arquitetos Rodrigo Searle e Matias Gonnzález, utilizando tradicionais paredes de adobe e taipa. Os ítens de decoração do hotel foram garimpados pelas decoradoras Carolina Delpiano e Alexandra Edwards junto às comunidades ao redor de San Pedro de Atacama.
A estratégia de sustentabilidade do hotel inclui esforços de energia renovável e solar, protegendo os recursos nacionais, supervisionando a gestão de resíduos e mantendo relações fortes com as comunidades locais. Além disso, o Tierra Atacama preserva os elementos arqueológicos da região.
Os hóspedes mais ativos podem desfrutar de atividades como escalar vulcões e dunas, passeios de bicicleta, caminhadas, passeios a cavalo ou astroturismo. Ou então, simplesmente relaxar nas fontes de águas minerais no topo das montanhas ou aproveitar as experiências de bem-estar e tratamentos de inspiração local no Uma Spa. Retrofit A Tierra Hotels está investindo doze milhões de dólares na ampliação e renovação da decoração do Tierra Atacama. O investimento será usado para construir oito novas suítes e renovar todos os interiores do hotel inaugurado em 2008. Durante o período de reforma, que começa este mês e deve ser concluída em 2025, o Tierra Atacama permanecerá fechado.
Até lá, os hóspedes podem continuar a desfrutar do Tierra Chiloé e do Tierra Patagonia, que funcionam anualmente no período entre os meses de outubro a abril.