Nove entidades e associações que representam a indústria de cruzeiros nos principais mercados do mundo anunciaram hoje que passarão a operar sob a bandeira da Cruise Line Industry Association – CLIA, entidade que até agora representava os interesses do segmento unicamente no mercado norte-americano.
Além da própria CLIA, a decisão de operar com um único nome, compartilhando estrutura e recursos, envolve a brasileira Abremar, o European Cruise Council, a Asia Cruise Association, a Passenger Shipping Association, a Association Française des Compagnies de Croisières, a Northwest and Canada Cruise Association, a Alaska Cruise Association (ACA) e o International Cruise Council Australasia.
As entidades deverão manter os respectivos escritórios e estruturas, passando a utilizar o nome de CLIA seguido pelo da área geográfica específica. No caso do Brasil, a Abremar passará a ser CLIA – Brasil.
A CLIA manterá a atual presidente e CEO, Christine Duffy e será governada por um Comitê Executivo Global, presidido por Howard Frank, CEO da Carnival Corporation, maior grupo de empresas de cruzeiros marítimos do mundo, dona de marcas como Cunard, Princess, Holland-America, Carnival, Costa, Seabourn, Aida, Ibero e P&O.
Para o mercado brasileiro a notícia é positiva, pois permite acesso aos sofisticados recursos da CLIA anteriormente limitados ao mercado dos Estados Unidos, principalmente no que diz respeito a treinamento e qualificação de agentes de viagem.