Entidades

Fees são o tema de curso aberto do FAVECC

recorte real

Para disseminar a cobrança de “fees” pelas agências que atendem contas corporativas, o FAVECC (Fórum das Agências de Viagem Especializadas em Contas Comerciais) está desenvolvendo o Projeto de Capacitação GOL/FAVECC, que percorrerá todo o Brasil esclarecendo aos agentes de viagens a estratégia do “fee“, modalidade de cobrança por operação efetuada que passou a ser adotada nos últimos anos pelas agências de viagens corporativas.

Anteriormente, as agências eram remuneradas com comissões pelas empresas aéreas e de hotéis, além de outras como locadoras, empresas de cruzeiros, empresas de seguros de saúde, etc. e ficavam com essas comissões, como ocorre com o mercado de lazer. Com a diminuição do comissionamento pago pelas companhias aéreas e pressões das empresas clientes das agências em favor de maior transparência, surgiu a prática da remuneração por “fee”, na qual a empresa cliente e a agência negociam uma taxa a ser paga a cada operação feita e o cliente é cobrado apenas pelo valor líquido da passagem, diária, etc., já deduzidas eventuais comissões.

O Projeto de Capacitação tem o patrocínio da GOL e deverá percorrer os principais mercados de viagens de negócios do país oferecendo palestras abertas a todas as agências interessadas, inclusive às não filiadas ao FAVECC.

O conteúdo abrange os seguintes temas:

  • Distribuição e intermediação no agenciamento de viagens
  • Relacionamento com clientes e fornecedores
  • Conceitos, vantagens e transparência na cobrança de serviço
  • Requerimentos básicos para a cobrança dos serviços
  • Geração de novas receitas e aumento das vendas por atendimento
  • Modalidade de precificação e formas mais comuns da cobrança de serviços
  • Processo de conversão: do Rebate para o FEE
  • A gestão de qualidade e a capacitação da equipe garantindo a receita
  • Tecnologia como fator decisivo
  • Manutenção da sustentabilidade financeira
  • Tendências no mercado brasileiro e internacional

A primeira etapa será realizada em São Paulo no próximo dia 10 de setembro, com palestra ministrada por Julio Verna, instrutor do CICTUR (Calendário Integrado de Cursos de Turismo).As inscrições são gratuitas, limitadas a 60 vagas e poderão ser solicitadas pelo e-mail favecc@favecc.org.br.

Serviço

Tema da palestra: “Cobrança de Serviços para Agências de Viagem Corporativas”.

Data: 10/09

Horário: das 9h às 12h

Local:  Av. Paulista, 2.300, 3º andar – Edifício São Luís Gonzaga.

Preço: gratuito

Inscrições: por e-mail enviado para  favecc@favecc.org.br

blogOpinião

Essa é uma importante ação do FAVECC, que tem de ser parabenizado e estimulado a continuar com iniciativas similares, pois ajuda as inúmeras agências e todo o Brasil que se dedicam apenas parcialmente ao atendimento de viagens de negócios a entender a prática do “fee” e se adaptarem às exigências das empresas clientes.

Vale lembrar que a maioria absoluta dessas agências não é associada ao FAVECC, nem existem perspectivas de que venha a ser, o que torna a iniciativa da entidade e de sua patrocinadora ainda mais importante.

Pin It on Pinterest

Share This