Uncategorized

Grande sucesso faz do Projeto de Capacitação sobre “Fees” do FAVECC ganhar apoio das ABAVs

increase-hotel-revpar

A iniciativa do FAVECC – Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais de investir na capacitação do mercado como um todo e não só na de seus associados continua tendo um enorme sucesso. Originalmente, o Projeto de Capacitação sobre “Fees“, realizado pela entidade de agências especializadas em viagens corporativas em parceria com a GOL, deveria ter uma única etapa em São Paulo, já teve uma segunda e em breve deve ter uma terceira.

Agora, a discussão das tendências de mercado que compõem os diferentes modelos de remuneração baseados no “fee” passou a contar com o apoio das ABAVs regionais, braços estaduais da Associação Brasileira de Agências de Viagens . O presidente do FAVECC, Francisco Leme da Silva, anunciou que Tocantins, Ceará e Rio de Janeiro são os próximos estados que serão contemplados.

“Queremos contribuir para o enriquecimento e a qualidade do trabalho profissional, não apenas das agências de viagens associadas ao FAVECC. O mercado de agenciamento e operações turísticas será cada vez mais forte se contarmos com empresas também cada vez mais fortes, aptas e competitivas”, explica Leme, que destaca que a intenção do Programa de Capacitação é gerar resultados para o setor como um todo.

O presidente da ABAV/SP, Edmar Bull, da agência corporativa Copastur, prevê que metade dos estados brasileiros devem receber o treinamento até o final do ano. “No próximo dia 25 será a vez de Tocantins e logo mais devemos ter a data dos outros estados. Com o apoio que estamos recebendo da ABAV Nacional, temos certeza de que as nossas expectativas serão alcançadas”, afirma.

Para o gerente geral – comercial de negócios da Gol, Fabio Mader, apoiar esse tipo de projeto faz parte da filosofia da companhia aérea, que visa fomentar o turismo no Brasil. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria e surpreendidos com os resultados que adquirimos em tão pouco tempo”, diz.

Conteúdo

O responsável por conduzir cada palestra é Julio Verna, instrutor do CICTUR – Calendário Integrado de Cursos de Turismo da ABAV, que dedica 3 horas para apresentar aos participantes conceitos básicos sobre a cobrança de serviços, orientando qual deve ser o posicionamento do agente de viagens que merece receber devida remuneração.

“Esse profissional deve se valorizar e aprender que deve cobrar do cliente e não apenas dos fornecedores. Quando isso acontecer, ele vai perder a vulnerabilidade e a dependência financeira das companhias aéreas, dos hotéis etc. O “fee” é uma tendência”, afirma.

O conteúdo da palestra inclui os seguintes itens: Distribuição e intermediação no agenciamento de viagens; relacionamento com clientes e fornecedores; conceitos, vantagem e transparência na cobrança de serviço; requerimento básico para a cobrança dos serviços; geração de novas receitas e aumento das vendas por atendimento; modalidade de precificação e formas mais comuns da cobrança de serviços; processo de conversão: do rebate para o fee; a gestão de qualidade e a capacitação da equipe garantindo a receita; tecnologia como fator decisivo; manutenção da sustentabilidade financeira e tendências no mercado brasileiro e internacional.

Pesquisa de opinião

Todos os participantes das palestras serão convidados a responder um questionário de avaliação, criteriosamente elaborado para contribuir com o desenvolvimento e a eficácia do Projeto de Capacitação, identificando características e demandas específicas nas diferentes regiões do país. Os resultados, compilados e tabulados a partir da segunda turma realizada em São Paulo, serão divulgados, em âmbito nacional.

“Assim, vamos contribuir com o aprimoramento constante da metodologia de treinamento e elevar o nível do debate sobre o tema, que é de grande interesse e importãncia para as agências de viagens em todo o país”, opina Edmar Bull. Os profissionais interessados em participar da palestra, proferida gratuitamente, devem entrar em contato com a ABAV da sua região.

Pin It on Pinterest

Share This