Depois de uma ampla reforma de mais 25 milhões de dólares, a empresa de cruzeiros de luxo Crystal Cruises voltou a operar em outubro seu sofisticado navio Crystal Symphony em cruzeiros que em Novembro e Dezembro incluiram a costa brasileira. Essa foi a terceira grande reforma que a empresa faz no navio de alto luxo para mante-lo à altura das expectativas de seus exigentes 922 passageiros.
Crystal Cruises
A Crystal Cruises se destaca no mercado de cruzeiros de luxo por operar navios de médio porte construidos para receber em grande estilo um número limitado de passageiros, oferecendo um serviço de altíssimo nível, amplos espaços públicos e privados e qualidade superior em cada um dos aspectos da viagem, da comida até os pequenos detalhes, passando pela tripulação majoritariamente européia.
A meta da empresa é de ser a melhor no negócio de serviços de luxo e não apenas na indústria de cruzeiros de luxo. Como resultado, em 2009 dois navios da Crystal Cruises, o Crystal Serenity e o Crystal Symphony voltaram a ser escolhidos pelos leitores da exigente revista americana de turismo Condé Nast Traveler como os melhores navios de médio porte do mundo e a foi escohida pela décima-qrata vez consecutiva como a melhor empresa de cruzeiros de navios de grande porte do mundo (“World’s Best Large-Ship Cruise Line”) pelos leitores da revista americana Travel + Leisure.
Reformas
A reforma inclui as suítes de luxo Penthouses e alto luxo Crystal Penthouses, as áreas de piscinas, o restaurante italiano Prego, o Lido Café, além dos elevadores utilizados pelos passageiros e inúmeras outras melhorias em outras áreas do navio.
Entre outras melhorias, as duas Crystal Penthouses terão suas áreas internas melhor aproveitadas e o banheiro principal (cada uma tem dois banheiros revestidos de mármore), ganhará uma banheira de hidromassagem Philippe Stark Duravit Jacuzzi embutida no piso, com uma vista de 90 graus para o mar, além de monitores de TV embutidos. As 61 demais Penthouses também receberão nova decoração e melhoria, mas mantendo o exclusivo serviço de mordomos.
O Crystal Symphony
Construído na Noruega e comandado por oficiais noruegueses, o Crystal Symphony tem 238 metros de comprimento, desloca 51.000 toneladas e tem 545 tripulantes para apenas 922 passageiros. Essa relação de pouco menos de 1,7 passageiros por tripulante é um ótimo indicador do compromisso da empresa com o nível de serviço prometido aos passageiros.
O número de cabines e suites é reduzido: só 470, todas externas, variando apenas de tamanho, deck em que estão localizadas e se têm varandas ou não. São 69 suites e 219 cabines com varanda, além 168 cabines sem varanda.
O navio tem oito decks para os passageiros (Crystal, Tiffany, Promenade, Horizon, Seabreeze, Penthouse, Lido e Sun), servidos por oito elevadores sociais e conta com duas piscinas, spa, lojas, cinema, biblioteca, sala de fitness, salão de beleza e uma série de outras áreas sociais e de serviço. Há oito opções de restaurantes, o Crystal Dining Room, o premiado restaurante italiano Prego, Silk Road Asian Restaurant, o The Sushi Bar, o Lido Cafe, totalmente reformulado na atual reforma, o The Bistro, o Trident Grill e o exclusivo The Vintage Room. Alguns dos restaurantes, devido ao tamanho, requerem reservas antecipadas. Além disso, há uma sorveteria gourmet, aberta durante todo o dia.
Bônus de US$2000 por cabine
Nos cruzeiros deste ano, a Crystal tem um programa chamado “All-Inclusive. As You Wish.”, que oferece bônus para consumo interno, que podem ser gastos em tratamentos no spa, compras nas lojas de bordo, bebidas alcoólicas, reserva de restaurantes, gorjetas para os garçons, excursões em terra, etc. Nos dois cruzeiros que passam pela costa brasileira este ano, o bônus é de US$2 mil por cabine (US$1.000 por passageiro), um valor bastante elevado quando se considera que a tarifa por passageiro no primeiro cruzeiro (Miami – Manaus) começa em pouco mais de US$3 mil.
Costa Brasileira
Os cruzeiros do Crystal Symphony pela costa brasileira fazem parte de um roteiro que sai dos Estados Unidos e inclui portos do Caribe, Brasil, Uruguai e Argentina, explora a Patagônia argentina e chilena, contorna o famoso Cabo Horn, no extremo sul do continente, passando a seguir por portos do Chile, Peru e Equador, atravessando o Canal do Panamá e fazendo uma escala pela Colômbia antes de voltar aos Estados Unidos.
O primeiro cruzeiro começa em Miami, no dia 22 de novembro com a primeira etapa da viagem, com escalas nas ilhas Turks & Caicos, Antigua, Barbados, Guiana Francesa, Alter do Chão, Parintins e Manaus, onde os passageiros dessa etapa desembarcam dia 5 de dezembro. Já o segundo sai no mesmo dia de Manaus e passa por Santarém, Boca da Valéria, Rio de Janeiro e Montevidéu, terminando em Buenos Aires.
Em Janeiro de 2010, o Brasil volta a receber um navio da Crystal Cruises, desta vez o Serenity, irmão mais novo do Symphony, que fará escalas em Fortaleza e no Rio de Janeiro, de onde partirá para uma travessia transatlântica com destino a Cape Town, na África do Sul.