
O primeiro Let 410 da Sol chega ao aeroporto de Cascavel
A partir da segunda quinzena de setembro os executivos que precisarem fazer viagens de negócios para o Oeste Paranaense terão mais uma opção de transporte. A mais nova empresa de transporte aéreo regional brasileira, a Sol Linhas Aéreas, já recebeu seu contrato de concessão ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e promete iniciar voos regulares ainda este mês entre Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá, mercados muito demandados por viajantes corporativos em função da forte presença do agronegócio e da indústria.
Frota
A nova empresa já dispõe de uma aeronave para começar a operar e deve receber mais outras quatro adquiridas junto à Let Aircraft Industries, maior indústria de aviões da República Tcheca e uma das maiores do mundo. São aviões turbo-hélice Let 410, de última geração, para transporte de 19 passageiros, mais tripulação. Mais de 1100 unidades do Let 410 já foram entregues e cerca de 300 unidades operam na América Latina, inclusive no Brasil, operados por regionais como a Team e a Sete.

No interior do Let 410, o destaque é para sua altura e largura da fuselagem
O Let 410 é o modelo mais avançado da linha de turbo-hélices da indústria tcheca, que também produz o afamado planador Blanik. É um bi-motor de asa alta, desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros e cargas em pequenas e médias distâncias. Seu trem de pouso extremamente robusto permite operações em diferentes pistas , assegurando que a aeronave opere com larga margem de segurança.
Para o passageiro, a principal característica do Let 410 é seu amplo espaço interno (19m3) e a cabine bem mais larga e alta do que a de outros aviões de seu porte. O tamanho das janelas e sua asa alta permitem ao passageiro uma visão panorâmica privilegiada durante o vôo.
Próximos passos
Após da assinatura do contrato de concessão, resta apenas a aprovação, pela Anac, de rotas e horários definitivos, o que deve acontecer, na segunda quinzena de setembro. As operações começarão com voos diários entre Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Maringá, mas novas linhas serão incorporadas gradativamente, integrando outras cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul e Paraguai.