Entre passagens aéreas, hospedagem, locação de carros, incentivos/eventos/convenções, pacotes/excursões, cruzeiros marítimos, cartões de assistência de viagens e outros itens de menor impacto, as 25 agências de viagens corporativas filiadas ao FAVECC – Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais – venderam no primeiro semestre de 2009 R$ 2.013.144.105,76. Esse valor 1é 4,59% menor do que o registrado no mesmo período de 2008. De acordo com a entidade, as causas da queda são basicamente três: crise econômica, gripe suína e variação cambial.
Entre todos os produtos comercializados pelas agências associadas, as passagens aéreas nacionais, com 44,84% do total, seguido por passagens internacionais (33,41%) e hotelaria nacional (12%). Os outros produtos são hospedagem internacional, locação de veículos, incentivos/eventos/convenções, pacotes e excursões, cruzeiros marítimos, cartões de assistência de viagens, além de outros itens de menor impacto,
Passagens aéreas
No primeiro semestre de 2009 foram vendidas 1.950.658 passagens nacionais e 323.938 internacionais, ao preço médio de R$ 462,79 e R$ 2.076,82, respectivamente.
Com 53,73% do total, a TAM permanece como companhia nacional mais vendida, seguida por Gol (33,80%), OceanAir (3,68%), Trip (2,55%), Webjet (2,17%), Azul (2,15%), Varig (0,05%) e outras (1,87%). Em comparação com o primeiro semestre de 2008, a TAM perdeu 8,66% de participação, enquanto que a Gol ganhou 8,13% (como resultado de tranferência de vendas da Varig), a Ocean Air, 0,59%. Pela primeira vez os resultados da Trip e da Webjet nas venda das agências do FAVECC são significativos o suficiente para merecerem classificação separada, em vez de serem listados como “outras”. Merece destaque também a Azul, que em só seis meses de atuação também já aparece com destaque.
Nos voos internacionais, entre 53 empresas aéreas, a TAM também foi a mais comercializada (20,10%), seguida por American Airlines (10,92%), Air France (8,10%), TAP (7,38%), Lufthansa (5,38%), Delta Airlines (4,72%) e Iberia (3,71%). Em comparação com o primeiro semestre de 2008, a maioria das empresas internacionais manteve ou perdeu participação nas emissões. Já a TAM cresceu 3,21%, a Gol 1,36%, a South African Airways 0,59%, a Swiss 0,46%, a LAN 0,33%, a Avianca 0,26%, a Delta 0,25%, a Copa 0,18% e a Emirates 0,17%.
Hotelaria
Na hotelaria, foram comercializadas 615.695 diárias, com queda de 16,98% nas reservas nacionais e 0,19% nas internacionais em relação a 2008. Tanto no Brasil quanto no exterior o valor das diárias aumentou em relação ao ano passado, com altas de 15,97% e 13,92%, respectivamente.
As redes mais vendidas foram Accor (9,28%), Atlantica (7,24%) e Blue Tree (4,51%). mas os hotéis independentes ficaram com a maior fatia do bolo, com 45,91%. Além disso, os hotéis independentes cresceram 7,17% na participação das reservas em relação ao semestre anterior, enquanto as redes Accor, Atlantica, Blue Tree, Sol-Melia, Posadas e Hilton perderam participação. As redes Estamplaza, Transamerica, Promenade, Inter-Continental, Windsor, Sheraton e Bourbon também aumentaram as suas participações.
Segundo Cassio Oliveira, diretor da Rextur e responsável pelas estatísticas do FAVECC, a grande participação dos hotéis independentes é resultado da concentração das redes maiores nos grandes centros, enquanto que as viagens de negócios se extendem por todo o território nacional.
Destinos
Os dez destinos nacionais responsáveis por maior faturamento para as agências corporativas do FAVECC foram Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e São Luiz. No exterior foram Miami, Paris, Buenos Aires, Nova York, Madrid, Lisboa, Londres, México, Frankfurt e Milão.
Expectativa de crescimento
De acordo com o presidente do FAVECC, Francisco Leme, da agência Jet Stream, “os resultados são muito bons, embora menores do que os registrados no mesmo período do ano passado. A expectativa para o segundo semestre é de crescimento, visto que o país está lidando bem com a crise”. Segundo ele, a crise economica está em estado terminal.
Fundado em 19 agosto de 1994, o FAVECC é composto por 25 dentre as maiores agências corporativas do país. A entidade está sediada em São Paulo e atua em todo território nacional, somando 70 filiais, 346 postos de serviços e 3.412 postos de trabalho.