A empresa francesa de cruzeiros de luxo Compagnie du Ponant Yacht Cruises recebeu em Abril seu mais novo navio, o L’Austral, o quinto de sua frota. Construído pelo estaleiro italiano Fincantieri, o L’Austral é irmão gêmeo do Le Boréal, entregue há um ano e que esteve no porto de Santos em Novembro de 2010. Inicialmente, o L’Austral ficará baseado em Veneza, fazendo roteiros pelo Mediterrâneo, enquanto o Le Boréal faz roteiros pelo norte da Europa.
O projeto dos dois navios é da conceituada empresa francesa Sterling Design, fundada pelo arquiteto Joël Brétécher, que antes era responsável pelos projetos da Ferrari na Pininfarina. Os três outros navios da Compagnie du Ponant, Le Ponant, Le Levant e Le Diamant, também foram projetados pela Sterling Design, que, embora tenha se especializado em iates de luxo e navios de menor porte, também foi responsável pelo projeto do MSC Opera.
O conceito dos navios, que têm apenas 4,70m. de calado, permitindo acessar portos com pouca profundidade, é atender um grupo limitado de passageiros, quase como se estivessem em um pequeno iate. Ambos têm o selo “Green Ship”, graças aos seus sistemas de tratamento de água servida, economia de combustível e emissão de gases.
O L’Austral tem capacidade para apenas 264 passageiros e 139 tripulantes, o que significa uma relação teórica de 1,9 passageiro por tripulante. Na prática, essa relação é ainda melhor, pois raramente todas as cabines de um navio são ocupadas.
Com 142,10 metros de comprimento e 18 metros de largura, o navio conta com 132 cabines, todas externas, com configuração flexível, podendo ser 24 suites e 88 cabines ou 4 suites e 128 cabines. Os de 6 decks de acesso públicos do L’Austral são servidos por elevadores e oferecem, entre outras comodidades, dois lounges, dois restaurantes, bares, teatro, centro de fitness, centro de beleza e estética, spa, biblioteca e sala de internet.
* Conteúdo fornecido pela publicação especializada Tudo Sobre Cruzeiros